Ano Pastoral 2017-2018

A Diocese do Porto lançou o seu programa pastoral para o ano 2017/2018, projectando uma maior atenção a “toda e qualquer pobreza” por parte das comunidades católicos.

“O próximo… está próximo e está longe: aí onde há um ser humano! Em primeiro lugar e especialmente, nos pobres de toda e qualquer pobreza”, refere o documento, apresentado esta noite da Casa Diocesana de Vilar. O programa, com o tema ‘Movidos pelo amor de Deus’, sublinha que “a caridade organizada ou, dito globalmente, as instituições socio-caritativas” só conseguirão garantir a sua “matriz cristã” se tiverem na sua base a “assunção dos valores do Evangelho por parte dos seus actores”.

O texto recorda que, por decisão do Papa Francisco, se vai celebrar em Novembro, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Pobres, no penúltimo domingo do ano litúrgico.

Entre as propostas apresentadas no documento estão a criação de um organismo diocesano de apoio às IPSS da Igreja ou uma maior participação dos leigos no “compromisso social e político”.

Outro momento referido é o IX Encontro Mundial das Famílias, que vai decorrer em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto de 2018, colocando o “desafio pastoral” de fazer da família “sujeito e destinatária da evangelização”. O programa dedica atenção particular ao acompanhamento nos momentos de luto, num momento em que se acentua a “tendência social para pôr a morte de lado, para simplificar ou banir os ritos que lhe estavam associados”.

As comunidades católicas são, por isso, chamadas a “valorizar os gestos de acolhimento, de presença e de proximidade, de oração e de acompanhamento das pessoas em situações de luto”.

(in Ecclesia)

>> Ler mais ...

Partilha

Catequese da Boavista

Site da Catequese da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Grupo de Acólitos

Site do Grupo de Acólitos da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Diocese do Porto

Site da Diocese do Porto.