Sínodo dos Bispos 2018

Vai ter lugar no Vaticano, Roma, de 3 a 28 de outubro de 2018 o Sínodo dos Bispos 2018 dedicado aos jovens. “Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração”, afirmou o Santo Padre ao convocar este Sínodo.

O tema de fundo será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Santo Padre decidiu o tema da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos após consultar as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais Católicas, a União de Superiores Gerais, além das sugestões dos Padres Sinodais da última assembleia realizada no Vaticano em 2015.

O tema pretende destacar a “importância pastoral que a Igreja dá aos jovens”, seguindo o caminho percorrido pela recente assembleia sinodal sobre a família e pela subsequente exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia.

“Trata-se de uma proposta para acompanhar os jovens no seu caminho existencial para a maturidade. O objetivo é que, através de um processo de discernimento, a juventude seja desafiada a “descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e os homens e participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.