Caminhada quaresmal 2019

A Diocese do Porto, tomando a figura bíblica do profeta Jonas como figura paradigmática da necessária conversão espiritual, pastoral e missionária, propõe um caminho da Quaresma à Páscoa como uma viagem (Jn 3,4), que nos leva, de cais em cais, num caminho de saída e com saída, ao encontro reconciliador e renovador com “Cristo, porto da misericórdia e da paz” (Prefácio da Quaresma VI).

Já o Papa Francisco, na sua Exortação Apostólica Gaudete et exsultate (GE) – sobre o chamamento à santidade no mundo atual – nos recorda que “Deus quer-nos levar a uma itinerância constante e renovadora” (GE 134). E esse é o nosso propósito. Prepararmo-nos para a Páscoa caminhando! E todo o caminho implica uma partida, uma saída. Como a de Abraão, como a dos profetas, como a de Jonas, como a de qualquer um daqueles que, um dia, lá na Galileia, se puseram a caminho e saíram do seu pequeno mundo, da sua própria zona de conforto, para seguir Jesus.

Na nossa paróquia, será a oportunidade, para, em todas as eucaristias dominicais, privilegiarmos o momento penitencial.

Uma boa caminhada!