Caminhada de Páscoa

A Caminhada Quaresma-Páscoa, que agora apresentamos, integra-se na pedagogia de ação pastoral que desejamos implementar na nossa Diocese e que o Plano Diocesano de Pastoral 2015/2020 nos propõe, para motivar todos os agentes de pastoral, mobilizar as comunidades cristãs e fortalecer o sentido de que somos uma só Igreja. Desejamos, assim, neste Ano Jubilar e, particularmente neste tempo da quaresma e da páscoa, “valorizar a formação sobre as obras de misericórdia, traduzidas e concretizadas, para hoje, em resposta às exigências do nosso tempo e aos desafios das novas formas de pobreza” (PDP, 2015, p.31).

Com esta Caminhada, queremos corresponder a este desejo do Papa Francisco, que nos pede insistentemente para redescobrir e realizar as obras de misericórdia corporais e espirituais.

A Caminhada da Quaresma-Páscoa dirige os nossos passos para a celebração do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Compreende-se, por isso, que façamos da cruz o sinal maior e o símbolo expressivo desta Caminhada da Quaresma-Páscoa, 2016. É na Páscoa que mais e melhor resplandece o rosto da misericórdia divina, que é Cristo, crucificado e ressuscitado.

A partir da Páscoa e, impelidos pela alegria da ressurreição de Jesus e com o olhar do coração voltado para a cruz florida da Páscoa, sentir-nos-emos discípulos missionários de Jesus enviados a anunciar a “Alegria do Evangelho, nossa missão” e a proclamar: “Felizes os misericordiosos!”

In: http://www.diocese-porto.pt

Download: Caminhada Diocesana Quaresma-Páscoa 2016

TEMPO PASCAL: REDESCOBRIR E PRATICAR AS OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS

Tempo Pascal

Referências Bíblicas a Partir do Lecionário

Obras de Misericórdia
Corporais (ome)

Propostas de Oração

1ª Semana

“Voltando do sepulcro,
foram contar tudo isto”
(Evangelho da vigília pascal)
“Viu as ligaduras no chão,
mas não entrou”

(Evangelho do domingo de Páscoa)

Visita Pascal
– Privilegiar a
Visita pascal aos doentes

(5ª OMC)

Oração feita
no contexto da Visita Pascal

2ª Semana “Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Evangelho)

Perdoar as injúrias!

(5ª OME)
Oração de Santa Faustina: “Senhor, eu confio em Vós”!
3ª Semana «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes… Apascenta os meus cordeiros» (Evangelho) Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo (6ª OME) Oração proposta para a Semana de Oração pelas Vocações
4ª Semana

Os gentios encheram-se de alegria”
(1ª leitura)