Catequese de Adultos

O grupo de Catequese de Adultos reúne nesta paróquia todas as segundas-feiras às 15:30 sem hora de término. É um grupo aberto a todos aqueles que nele queiram participar.

A Catequese de Adultos é uma catequese original que é profundamente distante da catequese das crianças e dos adolescentes. Os adultos recusam regressar à escola para aprender umas noções. Para eles, mais do que «saber» e «aprender», é preciso «experimentar», «conversar», «viver» e nunca se vive o suficiente, há sempre aspetos a rever, confrontos a fazer, realidades a converter. Porque a fé é dinâmica, ou se alimenta ou se perde. Para aprofundar a fé ou para a recuperar é preciso um processo de conversão.

A catequese de adultos, iniciação ou reiniciação à vida cristã, vai permitir este processo de conversão. O caminho da conversão estrutura-se em três etapas, conforme o «momento» que cada adulto está a viver (cf. C.T. § 18).

• É ação missionária para os não crentes, anúncio do kerígma, revelação primeira de Jesus Cristo Senhor - catequese de iniciação
  • É ação catequética para os que já aceitaram o Evangelho e querem aprofundar a sua fé e o seu compromisso cristão - catequese de aprofundamento
  • É ação pastoral, para os que já estão amadurecidos na fé e desejam continuar a confrontar-se com a sua fé na vida de todos os dias - catequese permanente

Funções da Catequese de Adultos

• Um certo apoio espiritual e moral e, ainda, de referência doutrinal e prática: o adulto sente a necessidade de se confirmar na fé, de se estruturar com a doutrina da Igreja para poder enfrentar um mundo sem valores cristãos e para entrar na ação apostólica para a qual ainda não se sente preparado.
  • A dimensão pascal que permite a constante passagem da morte à vida; a catequese de adultos é o auxílio eficaz na transformação que sentem operar-se na sua vida e pela sua intervenção.
  • A maturação pessoal e a evangelização em ordem às grandes opções de vida que, como cristãos, os adultos têm de fazer constantemente; é o desafio a recomeçar uma vida de fé e de compromisso cristão que os leva a perderem o medo de se afirmar cristãos e de ajudar outros a descobrirem, também, a pessoa de Jesus Cristo Salvador.