Crisma

Crisma ou Confirmação

Com a presença renovada do Espírito Santo, o sacramento da Confirmação é o sinal de Deus que mergulha o cristão na plenitude do seu mistério. É um auxílio de Deus que permite ao homem novo descobrir o seu lugar na Igreja, a ser mais fortemente testemunha do Evangelho e a entrar plenamente na missão a que o Pai o chama.
A palavra “confirmação” não significa que o batismo precise ser confirmado, ele é definitivo. No latim tardio confirmare tomou o sentido atenuado de completar: este complemento do batismo pelo rito da imposição das mãos e a unção com o santo Crisma, exprime a ação do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja.

Como posso receber o sacramento da confirmação?

É recebido após um período prévio de catecumenato, destinado exclusivamente àqueles adultos que ainda não celebraram o sacramento do Crisma e que o querem fazer. O início destas catequeses inicia-se, normalmente, em Janeiro.

Não me lembro se fui crismado...

Sobretudo nas pessoas mais idosas subsiste a dúvida quanto à sua confirmação. Há alguns anos a catequese não estava organizada e sistematizada como hoje, e o Pároco, aquando da visita pastoral do Bispo, preparava as crianças e os jovens para este sacramento. Também há muitas confusões entre a chamada comunhão solene e o sacramento do Crisma. Por isso, a primeira coisa a fazer é contactar a paróquia onde foi batizado e pedir para ver no assento de batismo se está averbado o Crisma. Caso não esteja é um indício forte de que não foi crismado.

No caso de não ter sido crismado, poderá contactar os serviços da Paróquia e inscrever-se na preparação para receber este sacramento. As inscrições e as catequeses decorrem a partir do mês de janeiro. Posteriormente os paroquianos que fizerem a preparação nesta paróquia celebram o crisma no dia de Pentecostes na Sé Catedral do Porto.

Para obter mais informações acerca do sacramento do Crisma por favor contate a secretaria paroquial