Ministros Extraordinários da Comunhão

A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã”, de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia”. Neste sentido, o serviço litúrgico dos ministros extraordinários da comunhão (MEC) deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao mistério eucarístico.

O MEC define-se como ministério extraordinário e deve ser exercido desse modo, isto é, em comunhão com os ministros ordinários e só quando for necessário. Na Paróquia de Nossa Senhora da Boavista e nas dioceses portuguesas, a duração deste ministério é de três anos. Este período pode prolongar-se por recondução.
Este serviço a Cristo presente na Eucaristia implica uma dedicação especial, uma consciência fina e um zelo solícito, a fim de que o culto eucarístico se assente e desenvolva na sua comunidade. Contudo, a espiritualidade eucarística não é apenas participação na Missa e devoção ao Santíssimo Sacramento; mas abraça a vida inteira.

O ministro da comunhão, encontrando na Eucaristia o centro da sua vida, testemunha aos outros o segredo da sua alegria e mostra-o, também, no zelo que exibe pela Casa do Senhor, aberta e acolhedora a todos.