Igreja Paroquial Nª Sª da Boavista

A Igreja da Paróquia Nossa Senhora da Boavista é uma obra que marca um período na moderna arquitetura religiosa e arte sacra, em geral, em Portugal, e em particular, na cidade do Porto. Agradecemos, antes de mais, o precioso contributo de inúmeros artistas que ajudaram a realizar tão ambicioso projeto.

A Igreja foi construída pela Cooperativa dos Pedreiros, sendo o projeto apresentado pelo arquiteto Agostinho Ricca Gonçalves. O enquadramento da Igreja no complexo do Parque Residencial da Boavista – zona circundante – foi um sucesso.

O artista que praticamente decorou toda a Igreja foi o Mestre Júlio Resende, coadjuvado pelo escultor Zulmiro de Carvalho e pelo pintor Manuel Aguiar. Mais tarde, associou-se a esta equipa o pintor Francisco Laranjo. Há uma grande unidade estética em todo o conjunto: dos vitrais ao sacrário, da via-sacra ao crucifixo da capela do Santíssimo Sacramento. O tapete que desce do presbitério reflete as cores dominantes dos vitrais.