Igreja dos Pastorinhos

Foi no domingo, 17 de Junho de 2012, que, com o rito da dedicação da igreja e do altar, foi inaugurada e votada ao culto cristão a igreja dos Pastorinhos, em Francos, lugar da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, no Porto. Presidiu à celebração o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, tendo concelebrado vários sacerdotes. A comunidade paroquial empenhou-se, em diversos modos, na concretização da grande festa deste dia, seja pela preparação atempada da liturgia, a nível de cântico e serviços de acolitado, seja pelos acabamentos de arranjos exteriores que contaram, em muito, com a presença e a dedicação das populações locais, seja mesmo pela massiva presença no dia da festa propriamente dita.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, com esta frase de Pessoa se poderia resumir a obra da igreja de Francos, intitulada aos Pastorinhos de Fátima, Beatos Francisco e Jacinta Marto. No seu discurso, D. Manuel Clemente, à época Bispo do Porto, teve palavras de apreço para com todos aqueles que, de perto, colaboraram para que a obra viesse à luz. Salientou a dinâmica comunitária que rege a vida eclesial e, por isso, também a vida paroquial de Nossa Senhora da Boavista.

A igreja dos Pastorinhos é, de facto, um sonho tornado realidade. Foi querida e pensada durante gerações anteriores, mas só em 2012 se concretizou. Representa uma grande mais-valia para a celebração do culto cristão na zona do Bairro de Francos. Projetada e pensada pelo Gabinete de Arquitetura de Bernardo Brito foi construída com linhas muito simples, que não deixam de exaltar a nobreza do espaço litúrgico. A igreja pretende favorecer o encontro com Deus e com os irmãos, apostando na proximidade às populações. De certa forma, vem de encontro à história da celebração do culto cristão na zona de Francos, dando seguimento aos sonhos e exigências de outros tempos.

Visitando a Igreja dos Pastorinhos fica, sobretudo, um grande sentido de gratidão e de louvor a Deus pelas maravilhas que continua a operar nesta comunidade paroquial.