Matrimónio

Para a celebração do casamento católico deverão os noivos (e não os pais, avós ou outros familiares) deslocar-se à secretaria paroquial para marcação da celebração do matrimónio. A indicação da data em que pretendem contrair matrimónio deve ser comunicada com a maior antecedência possível para que todo o processo decorra sem sobressaltos. É conveniente acautelar em primeiro lugar (e antes de tudo o resto) junto da paróquia onde vai acontecer a celebração se existe sacerdote e igreja disponível para a celebração.

O processo de casamento católico pode ser iniciado após a receção do Certificado para Casamento Católico que é emitido pela Conservatória do Registo Civil. Assim sendo, os noivos, após marcação junto da secretaria paroquial da data pretendida, devem deslocar-se à Conservatória do registo civil para dar início ao processo.

Processo Civil - Documentos

• Para organizarem o Processo Civil, os noivos devem possuir os seguintes documentos: CARTÃO DE CIDADÃO.
  • Dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência (do noivo ou da noiva) e solicitar o CERTIFICADO PARA CASAMENTO CATÓLICO (atenção que este documento só tem validade de seis meses). Logo que possuam este certificado devem entregá-lo na paróquia de residência da noiva para dar início ao processo católico.

Processo Religioso - Documentos

• Devem fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:
    - CERTIFICADO PARA CASAMENTO CATÓLICO emitido pela Conservatória do Registo Civil (ver acima como obter);
    - FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO disponível na Secretaria Paroquial; (faça aqui o download)
    - CARTÕES DE CIDADÃO;
    - CERTIDÃO DE BATISMO que deve ser pedida na Paróquia onde foram batizados
  • Para comprovar o ato, deverão ser indicadas pelo menos duas testemunhas, vulgarmente designadas por padrinhos, os quais deverão ser maiores de idade, devendo trazer também o CARTÃO DE CIDADÃO dessas testemunhas, bem como o Estado Civil e Morada;
  • É conveniente aos noivos preparem-se para o Matrimónio Católico com uma formação específica para este Sacramento (Curso de Preparação para o Matrimónio). As datas e locais dos cursos podem ser consultados na Secretaria Paroquial ou através dos links que encontram abaixo.

Cursos de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Consulte aqui os Cursos de Preparação para o Matrimónio (CPM) que vão ter lugar na área do Grande Porto.