Famílias Anónimas

Os grupos de Famílias Anónimas (FA) destinam-se a pessoas cujas vidas foram afectadas pelo comportamento destrutivo de alguém que lhe é muito chegado (familiar, amigo...), comportamento esse motivado pelo uso de drogas, álcool, outras substâncias químicas psicoactivas, ou por problemas emocionais.
Para os “adictos” que procuram ajuda existem programas de recuperação específicos (Alcoólicos Anónimos, AA; Narcóticos Anónimos, NA…). FA é um programa para pais, cônjuges, irmãos ou outros familiares ou amigos emocionalmente envolvidos com os adictos.
Frequentando as reuniões, estudando a literatura FA e trabalhando os Passos deste programa de interajuda, aprende-se a enfrentar a realidade sendo encorajado o crescimento emocional dos participantes.
Em FA não há directores nem autoridades; a coordenação das reuniões vai alternando entre os membros e não existem quotas para se ser membro. Apenas se usam os primeiros nomes – a tradição do Anonimato protege a privacidade de quem frequenta FA e dos seus familiares ou amigos (adictos).
O programa FA é aberto a todos, independentemente das suas crenças ou falta de crença. A aceitação de um Poder Superior é estritamente uma escolha pessoal.
Os grupos FA não estão filiados em nenhuma seita, religião, partido político ou qualquer outra instituição, mas integram a Associação Portuguesa de Famílias Anónimas.
“Trabalharmo-nos a nós próprios é a coisa mais importante que podemos fazer para ajudar aqueles que nos trazem preocupados”

Este grupo reúne semanalmente na Paróquia de Nossa Senhora da Boavista.


Mais informações em:
http://www.familiasanonimas-pt.org/