Catequese - Orientações

Estamos a dar início ao novo ano pastoral. Teremos como lema: Unidos como família cristã. Este ano começa em circunstâncias particulares que exigem de nós um cuidado muito grande. A catequese é importante para as crianças e adolescentes. Depois de termos recolhido várias opiniões, temos reunidas as condições para dar início ao novo ano de catequese com sessões presenciais.
Peço a vossa atenção para as orientações que se seguem, tendo sempre presente, que em qualquer momento podem estar sujeitas a modificações, de acordo com as orientações que possam surgir das entidades competentes.
27 de setembro (domingo): Missa de início de catequese: compromisso de catequistas, às 10h45.
28 de setembro (2ª feira): Início dos encontros de catequese.

Horário da catequese
O horário da catequese: 2ª, 3ª e 4ª feira:
1º e 2º ano: das 18h15 às 19h15.
3º e 4º ano: das 18h30 às 19h30.
5º e 6º ano: das 18h45 às 19h45.
Ao sábado: das 17h30 às 18h30.

Os encontros serão semanais mas, nos grupos mais numerosos, podem passar a quinzenais, isto é, dividir o grupo em dois. Assim, metade vem à catequese e a outra metade fica em casa. Será bom para os que ficam em casa ter uma actividade relacionada com o tema para realizar em família. Cada catequista gere o seu grupo de acordo com o número de catequizandos e a sala disponível.

A entrada continua a ser a mesma, mas sem a passagem pelo salão e pelo bar; faz-se pela porta mais à direita no pátio interior. À chegada as crianças irão directamente para as salas. Os catequistas entram pela porta da portaria da paróquia e deslocam-se para as salas, onde esperam as crianças.
À entrada todos devem usar máscara e será feita a higienização das mãos. Todos devem entrar devidamente higienizados, com máscara e fazendo todo o possível para não se cruzar com outras pessoas.

O contacto com as famílias pode ser feito no pátio, mantendo o distanciamento físico recomendado, possibilitando que a articulação possa ser veiculada ou complementada, regularmente, via telefone ou por meios digitais, de modo a que, na adaptação a esta nova realidade, haja articulação e continuidade entre os catequistas e a família.

O acesso às salas é limitado apenas aos catequistas e às crianças. Nas salas serão mantidas as medidas de distanciamento, garantindo a maximização do espaço entre pessoas. Desta forma, as mesas das salas estarão dispostas com a mesma orientação, evitando uma disposição que implique as crianças viradas de frente uns para as outras. Nas salas estarão apenas os acessórios e materiais essenciais para as atividades da catequese, não haverá material comum, cada criança terá o seu material individual necessário. Será privilegiado o uso do próprio material e será proibida a sua partilha. Qualquer material que necessitem será de uso único e individual.
A ventilação e arejamento das salas e corredores serão mantidas, sempre que possível, nunca comprometendo a segurança das crianças.
As idas à casa de banho serão de 1 criança de cada vez.

A sala de isolamento é no piso 1, está devidamente identificada e sinalizada, tendo um WC específico e igualmente identificado e sinalizado no mesmo piso da sala de isolamento (Piso 1). Estará equipada com: cadeiras, telefone, água, sumos e bolachas (tudo em doses individuais).

Será maximizado o distanciamento físico entre as crianças quando estão em mesas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades da catequese.
Será assegurada a higienização e desinfeção das instalações de acordo com as recomendações da DGS (Orientação 014/2020), recorrendo a detergentes e desinfetantes certificados.
Será assegurada a higienização dos locais mais suscetíveis de contaminação (como corrimãos, interruptores e maçanetas de portas e janelas) várias vezes.
Estará disponível sabonete líquido com comando não manual para a lavagem das mãos, toalhetes de papel para a secagem de mãos e caixote do lixo com saco plástico, de comando não manual.
Apesar das regras atuais de distanciamento físico, importa não perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.
É igualmente importante estar atento ao bem-estar das crianças e responder às necessidades emocionais, físicas e cognitivas das mesmas, uma vez que o desenvolvimento e a aprendizagem são indissociáveis.

É essencial considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento.
É muito importante prestar atenção às suas dúvidas e angústias, tranquilizando-as e ajudando-as a compreender a importância do cumprimento destas novas regras, para a segurança e bem-estar de todos.

Continuaremos a manter a celebração das 10h45 como a “missa da catequese”. A preparação terá em conta as circunstâncias que vivemos.
As festas de cada ano de catequese serão celebradas. A exemplo do que aconteceu no mês de julho, com a Primeira Comunhão e Profissão de Fé, iremos preparar cada celebração com cuidado para serem celebradas com dignidade sendo, também, um marco significativo na caminhada de fé de todas as crianças e suas famílias.

Relembro que ainda podem fazer a inscrição para a catequese; e peço o vosso contributo e disponibilidade de modo particular para ser catequista.

Unidos como família cristã
Pe. Feliciano Garcês