Comunicado Pastral

Devido ao agravamento da situação provocada pela pandemia covid 19, foram apresentadas novas medidas para o estado de emergência. Pede-se o dever geral de recolhimento domiciliário, em que "a regra é ficar em casa"; são autorizadas deslocações para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de atividade física e desportiva ao ar livre. É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira. Todos os estabelecimentos estarão encerrados ao fim de semana, excepto os de venda alimentar, e os outros previsto no decreto lei.
Neste momento está a ser ponderado o encerramento das escolas. Os números da pandemia crescem, os hospitais estão a ficar sem capacidade de resposta.

Por tudo isto, e sobretudo, para a protecção de cada um e de todos – mesmo sabendo que não é fácil decidir – vamos:

• manter as celebrações da eucaristia de segunda-feira a sexta-feira no horário habitual, às 12h30 e às 19h. Ao fim de semana: sábado, às 11h30 (missa vespertina); ao domingo: na Igreja dos Pastorinhos, às 9h30, na Igreja Paroquial, às 10h45 e 12h.
  • Catequese e Grupos de Jovens: temos feito desde outubro sessões presenciais, agradeço a todos: catequistas, animadores, equipas de acolhimento e pais a oportunidade que proporcionámos a todas as crianças, adolescentes e jovens de continuar a sua formação cristã. Vamos continuar este caminho, mas com sessões via digital, esperando que possamos retomar em breve as sessões presenciais.
  • Grupos pastorais: continuam suspensas as reuniões presenciais, sempre que necessário serão realizadas via digital.
  • Secretaria: encontra-se aberta de segunda-feira a sexta-feira das 9h30 às 20h. Sábado das 9h30 às 13h. Solicita-se que dentro do possível, o contacto seja por telefone ou por email.
  • Atendimento do pároco e vigário paroquial: garantimos a presença para todos os que necessitem: sacramento da reconciliação, acompanhamento espiritual, ou outro assunto.
  • Apoio social: continuaremos atentos aos que mais necessitam.

O mais importante, neste momento, é cuidarmos do bem maior, a vida de todos e de cada um. Rezemos por todos os que são vítimas desta pandemia e por todos os que trabalham incansavelmente nos hospitais.

Unidos como família cristã
Pe. Feliciano Garcês