Caminhada da Quaresma à Páscoa de 2021

A Diocese do Porto deseja percorrer, em família e com as famílias, o seu caminho para a Páscoa de 2021. Com as restrições da pandemia, é sobretudo na casa de cada família, que o queremos fazer. Se o fizermos todos juntos, sentiremos como cada comunidade cristã, apesar da dispersão, não deixará de viver e de crescer como uma verdadeira família de famílias. Convidamos, pois, cada família a tornar-se verdadeira e pequenina igreja doméstica, lugar onde, todos juntos, se sentem todos importantes, todos a cuidar de todos, todos unidos em oração, por uma Aliança de amor divino, que nos abarca e abraça a todos.

O que nos é sugerido?

1. Criemos em casa um cantinho de oração. Em cada domingo ser-nos-á proposto um tempo de oração, para uma Liturgia Familiar.

2. Coloquemos lá, no cantinho de oração, e para começar, além da Cruz, uma arca: lembra a arca da Aliança, que podemos construir aproveitando materiais variados (caixas de vinho, caixas de sapatos, guarda-joias etc).

3.
Nesta caminhada, recordaremos, a partir da Liturgia da Palavra, as grandes etapas desta Aliança, desde as origens da história da salvação até Jesus.

4. Dentro da arca, coloquemos pequeninos rolinhos de papel, onde está inscrito o tesouro de cada Domingo da Quaresma ou de cada um dos dias do Tríduo Pascal.

5. Em cada Domingo, em família escolhemos um objeto associado ao tesouro da semana e colocá-lo-emos junto da arca, no cantinho da oração. Daremos semana a semana algumas sugestões.

6. Além da oração e de algum gesto simbólico, em cada semana são-nos propostas algumas atitudes que nos ajudem a viver todos juntos em Aliança. Iremos propondo, semana a semana, atitudes concretas.

7. Desde o primeiro domingo, podemos elaborar um plano de privação (de jejum e abstinência), cuja poupança reverta para alguma obra boa (social, cultural ou espiritual) ou para o contributo penitencial proposto pela Diocese.

8. Enquanto tal não for possível participar presencialmente na Eucaristia, podemos e devemos santificar sempre o Domingo, com algum momento de oração, de celebração da liturgia familiar, de realização de obras de caridade. Podemos também acompanhar a transmissão da celebração da Eucaristia, pelo Facebook da paróquia.

O mais importante é caminharmos juntos, em direção à Páscoa, para que a nossa Aliança com Deus se renove, a partir de um coração novo, de uma vida nova, de famílias novas, esperança de um mundo renovado.

Unidos como família cristã
Pe. Feliciano Garcês