Homilia na Eucaristia de memória dos Bispos, Sacerdotes e Diáconos do Porto

1.A Igreja celebra hoje a festa litúrgica dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael. Os Anjos vivem para louvar a Deus, cantar as suas maravilhas e ser presença divina junto de nós. Os Anjos aparecem na vida de Jesus, desde a anunciação em Nazaré até à sua ressurreição em Jerusalém. Encontramo-los no campo dos pastores, em Belém, a anunciar a alegria do nascimento de Jesus. Jesus é assistido por eles no deserto e aceita o seu auxílio no momento da agonia. Vemos finalmente os Anjos a tranquilizar as pessoas surpreendidas e tristes diante do sepulcro vazio, após a ressurreição.

São ainda os Anjos que se apressam a dar ânimo aos discípulos no momento da ascensão aos Céus, para lhes assegurar que aquela era a hora da missão e não do medo, diante da aparente orfandade em que o Senhor Jesus os deixava.

Os Anjos são, assim, sinal da presença e da bondade de Deus, trazendo-nos as boas notícias de Deus, protegendo-nos em nome de Deus e abrindo caminho a acontecimentos divinos, como aconteceu em Fátima.

A Igreja, consciente desta presença e fortalecida pela intercessão dos Anjos, como rezávamos na oração inicial desta Eucaristia, diz-nos que os Anjos afirmam a bondade e a ternura de Deus no mundo e irradiam o seu amor na luta contra o mal.