1ª semana de advento

COROA DE ADVENTO, 1ª VELA

Senhor, Tu vens ao nosso encontro
e nós acendemos esta primeira vela,
como uma lâmpada que brilha em lugar escuro,
para manter vigilantes os nossos corações,
enquanto aguardamos a Tua vinda.
Que os nossos corações não se tornem pesados.
Que os nossos olhos não se deixem encandear
pelas luzes artificiais do Natal que se avizinha.
Ilumina, Senhor, os nossos corações,
Ajuda-nos no caminho até Ti,
para contemplarmos no Presépio
o milagre da luz no meio das nossas trevas,
da força de Deus na nossa fragilidade,
da grandeza divina na nossa pequenez humana.

Ámen.

CAMINHADA DE ADVENTO

Os tempos de Advento e de Natal marcam o início de um novo Ano Litúrgico (ciclo C) com a tónica da esperança e da abertura à novidade. É neste ambiente que nos devemos situar pessoalmente e que somos chamados propor como caminho espiritual comunitário, que nos permita viver a alegria da missão quotidiana, unidos por um caminho novo.

Neste itinerário de Advento, pensamos que a característica do discípulo a valorizar seria «o encontro com Jesus Cristo», pois este tempo de esperança impele-nos para uma maior intimidade com Jesus, num encontro pessoal, numa abertura a Deus que vem ao nosso encontro para tocar a nossa vida, para se fazer próximo. Contudo, como tornar esta característica visível e concreta no nosso dia-a-dia? A partir da Palavra de Deus de cada domingo e solenidade, sublinhamos um dos aspetos que este encontro com Jesus Cristo possa implicar. Para realçar este itinerário, sugerimos que, no espaço litúrgico e nas casas dos cristãos de cada comunidade, se construa um caminho que nos leva até ao presépio. Somos chamados a caminhar ao encontro de Jesus.

1º domingo:
Texto: «Erguei-vos e levantai a cabeça»
Atitude: Reconhecer Deus nas situações do dia-a-dia.
Atitude sinodal: Caminhar juntos. Todo o Povo de Deus é um Povo a caminho.
Finalidade: Percorrer todos juntos o caminho que Deus chama a Igreja a fazer hoje.
Perguntas: Quem são os teus melhores companheiros na tua caminhada de fé? Que mais podes fazer tu para caminharmos todos juntos em comunidade?

Unidos por um caminho novo
Pe Feliciano Garcês

Grupo de Acólitos

Site do Grupo de Acólitos da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Diocese do Porto

Site da Diocese do Porto.