Visita do Bispo do Porto

No passado dia dois de julho o senhor Dom Manuel Linda dirigiu-se à Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, Porto, para celebrar a Santa Missa com a Comunidade e administrar o Sacramento do Crisma aos fiéis que no seio da mesma Comunidade se encontravam preparados para recebe-lo. Do grupo de crismandos faziam parte um conjunto significativo de jovens do 12º ano que após o seu percurso nos grupos de jovens da comunidade e de neste último ano se terem preparado de forma particular para a celebração da sua Confirmação, decidiram faze-lo. A este grupo juntou-se um grupo de adultos que ao longo do ano fez semelhante preparação. A celebração decorreu imbuída de uma profunda espiritualidade, centrada nos mistérios Daquele que, pelo Espírito Santo, nos faz chegar “à paz e alegria” que caracterizam o discípulo do Senhor. A Celebração foi antecedida de um encontro, que decorreu na semana anterior, onde o senhor bispo contactou com os jovens. Neste encontro procurou conhecer o trabalho dos jovens na comunidade paroquial e através do ensino, parte do seu múnus, levar-lhes ao coração o desejo de serem sal neste mundo pela Graça do Espírito.
Nesta senda, o pároco e os jovens convidaram o senhor bispo a visitar o campo de verão do grupo dos “mais velhos”, convite ao qual acedeu, tendo-nos novamente exortado à beleza do discipulado e testemunhado a vivência daqueles jovens que este ano, durante oito dias, e “À Paul’ada”, se dedicam a conhecer melhor as Cartas de São Paulo, entre a catequese, a oração, a Missa diária e claro muita diversão.

Juntos por um caminho novo.
Pe. Feliciano Garcês