1º Domingo de Advento

Uma das coisas que nos pode distrair e levar a esquecer que Jesus deseja habitar no nosso coração, é pensarmos apenas em nós mesmos, na nossa comodidade e bem-estar sem pensarmos nos outros, em procurar apenas o interesse próprio, em não repararmos nas pessoas que estão ao nosso lado a toda a hora. Durante esta semana procuremos estar atentos a quem precisa de amizade, de carinho, de ajuda, de conforto, de proteção… de uma palavra amiga, de boas-vindas, de serem acolhidas, na sociedade, na nossa casa, no nosso coração.

Momento de Oração: Coroa de Advento
Junto da Coroa de Advento, individualmente ou em família, faça-se este pequeno momento de oração.
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Hoje começa o tempo do Advento: quatro semanas em que vamos preparar a nossa casa e os nossos corações para fazer festa a Deus que vem morar connosco. Que a alegria do Senhor esteja sempre na nossa família. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Tu nos encherás de alegria. O Advento é o tempo da luz de Deus nos nossos corações. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Acendemos a vela da primeira semana – a vela do profeta. Que esta luz nos acompanhe nestes dias em que esperamos a vinda de Jesus.
(Acende-se a 1ª vela da Coroa de Advento)

Leitura breve
Portanto, estai vigilantes, porque não sabeis em que dia o vosso Senhor vem. Pensai nisto: se o senhor da casa soubesse em que vigília da noite viria o ladrão, teria estado vigilante e não teria permitido que a sua casa fosse arrombada. Por isso, estai também vós preparados, porque à hora em que menos pensais vem o Filho do Homem».

Oração
Bendizemos-Te, Deus da esperança e do acolhimento, porque na vinda de Jesus, teu Filho e nosso irmão, realizas o sonho do profeta: a paz entre os povos. A tua salvação desperta a luz no nosso horizonte; assim já podemos empreender um caminho de esperança e dignidade. Obrigado, Senhor, porque nos dás razões para viver e para amar, para encher o nosso coração vazio, para vencer sem cansaço a perene mesquinhez humana, para iniciar hoje a apaixonante tarefa que nos confias: o advento inacabado de um homem e mundo novos. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito. Ámen.
1 Pai nosso / 1 Ave Maria
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

 

Grupo de Acólitos

Site do Grupo de Acólitos da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Diocese do Porto

Site da Diocese do Porto.