4º Domingo de Advento

Deus quis fazer-Se homem para salvação de todos, de todos os tempos… e a nós também. Mas para que Deus pudesse vir ao nosso mundo, precisava de encontrar uma mulher de coração grande que se disponibilizasse a ser a Mãe de Deus. E consequentemente precisava de encontrar um ‘pai’, que amparasse toda essa disponibilidade de coração, com proximidade e delicadeza, justiça e paciência. Durante esta semana sejamos próximos de todos. Jesus, hoje, precisa de cada um de nós para que O deixemos nascer no nosso coração. Desta forma, todo o bem que fizermos aos outros, será Jesus quem o está a fazer através de nós. Sejamos justos e próximos com todos, tentando sempre usar de delicadeza e compreensão.

Momento de Oração: Coroa de Advento
Junto da Coroa de Advento, individualmente ou em família, faça-se este pequeno momento de oração. Antes de iniciar, as três primeiras velas já estão acesas.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Estamos no último domingo do Advento. Aproxima-se a noite santa de Natal. A luz de Jesus está a chegar. Que a alegria do Senhor esteja sempre na nossa família. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. O Senhor vem; vamos ao seu encontro. Ele é a luz do mundo. Senhor, a luz destas quatro velas diz-nos que o Advento está a chegar ao fim e que uma luz maior vem ao nosso encontro. Será chamado Emanuel, Deus-connosco. Acendemos a vela da quarta semana – a vela dos anjos. Que esta luz nos mantenha atentos à chegada de Jesus.
(Acende-se a 4ª vela da Coroa de Advento)

Leitura breve
Jesus Cristo foi gerado deste modo: Maria, sua mãe, tendo sido desposada por José, antes de viverem juntos, descobriu-se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, quis repudiá-la secretamente. E, tendo assim pensado, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu num sonho, dizendo: «José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado provém do Espírito Santo. Dará à luz um filho, e chamá-lo-ás com o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados».

Oração
No umbral da tua vinda iminente, Senhor, a alegria, o assombro e o louvor inundam hoje o nosso coração, como o de São José, a figura silenciosa do Advento. A tua salvação, Senhor, já está perto dos teus fiéis e a tua glória habitará no nosso árido mundo. A tua misericórdia e a tua fidelidade encontram-se, a justiça e a paz tocam-se enquanto a bênção brota pujante no nosso solo, regado pela chuva do Alto. Obrigado, Senhor, pela serenidade do teu amor. Mantém alerta a nossa fé na radiante escuridão da tua noite,
porque já está à vista o Deus-connosco. Aleluia. Ámen.
1 Pai nosso / 1 Ave Maria
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen..

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

Grupo de Acólitos

Site do Grupo de Acólitos da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Diocese do Porto

Site da Diocese do Porto.