Unidos por um caminho novo
Pe Feliciano Garcês
Partilha

 

1ª semana de advento

COROA DE ADVENTO, 1ª VELA

Senhor, Tu vens ao nosso encontro
e nós acendemos esta primeira vela,
como uma lâmpada que brilha em lugar escuro,
para manter vigilantes os nossos corações,
enquanto aguardamos a Tua vinda.
Que os nossos corações não se tornem pesados.
Que os nossos olhos não se deixem encandear
pelas luzes artificiais do Natal que se avizinha.
Ilumina, Senhor, os nossos corações,
Ajuda-nos no caminho até Ti,
para contemplarmos no Presépio
o milagre da luz no meio das nossas trevas,
da força de Deus na nossa fragilidade,
da grandeza divina na nossa pequenez humana.

Ámen.

 
 
 

 
CAMINHADA DE ADVENTO

Os tempos de Advento e de Natal marcam o início de um novo Ano Litúrgico (ciclo C) com a tónica da esperança e da abertura à novidade. É neste ambiente que nos devemos situar pessoalmente e que somos chamados propor como caminho espiritual comunitário, que nos permita viver a alegria da missão quotidiana, unidos por um caminho novo.

Neste itinerário de Advento, pensamos que a característica do discípulo a valorizar seria «o encontro com Jesus Cristo», pois este tempo de esperança impele-nos para uma maior intimidade com Jesus, num encontro pessoal, numa abertura a Deus que vem ao nosso encontro para tocar a nossa vida, para se fazer próximo. Contudo, como tornar esta característica visível e concreta no nosso dia-a-dia? A partir da Palavra de Deus de cada domingo e solenidade, sublinhamos um dos aspetos que este encontro com Jesus Cristo possa implicar. Para realçar este itinerário, sugerimos que, no espaço litúrgico e nas casas dos cristãos de cada comunidade, se construa um caminho que nos leva até ao presépio. Somos chamados a caminhar ao encontro de Jesus.

1º domingo:
Texto: «Erguei-vos e levantai a cabeça»
Atitude: Reconhecer Deus nas situações do dia-a-dia.
Atitude sinodal: Caminhar juntos. Todo o Povo de Deus é um Povo a caminho.
Finalidade: Percorrer todos juntos o caminho que Deus chama a Igreja a fazer hoje.
Perguntas: Quem são os teus melhores companheiros na tua caminhada de fé? Que mais podes fazer tu para caminharmos todos juntos em comunidade?
 
 
Unidos por um caminho novo
Pe Feliciano Garcês
 
Partilha

1º Domingo de Advento

Uma das coisas que nos pode distrair e levar a esquecer que Jesus deseja habitar no nosso coração, é pensarmos apenas em nós mesmos, na nossa comodidade e bem-estar sem pensarmos nos outros, em procurar apenas o interesse próprio, em não repararmos nas pessoas que estão ao nosso lado a toda a hora. Durante esta semana procuremos estar atentos a quem precisa de amizade, de carinho, de ajuda, de conforto, de proteção… de uma palavra amiga, de boas-vindas, de serem acolhidas, na sociedade, na nossa casa, no nosso coração.

Momento de Oração: Coroa de Advento
Junto da Coroa de Advento, individualmente ou em família, faça-se este pequeno momento de oração.
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Hoje começa o tempo do Advento: quatro semanas em que vamos preparar a nossa casa e os nossos corações para fazer festa a Deus que vem morar connosco. Que a alegria do Senhor esteja sempre na nossa família. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Tu nos encherás de alegria. O Advento é o tempo da luz de Deus nos nossos corações. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Acendemos a vela da primeira semana – a vela do profeta. Que esta luz nos acompanhe nestes dias em que esperamos a vinda de Jesus.
(Acende-se a 1ª vela da Coroa de Advento)

Leitura breve
Portanto, estai vigilantes, porque não sabeis em que dia o vosso Senhor vem. Pensai nisto: se o senhor da casa soubesse em que vigília da noite viria o ladrão, teria estado vigilante e não teria permitido que a sua casa fosse arrombada. Por isso, estai também vós preparados, porque à hora em que menos pensais vem o Filho do Homem».

Oração
Bendizemos-Te, Deus da esperança e do acolhimento, porque na vinda de Jesus, teu Filho e nosso irmão, realizas o sonho do profeta: a paz entre os povos. A tua salvação desperta a luz no nosso horizonte; assim já podemos empreender um caminho de esperança e dignidade. Obrigado, Senhor, porque nos dás razões para viver e para amar, para encher o nosso coração vazio, para vencer sem cansaço a perene mesquinhez humana, para iniciar hoje a apaixonante tarefa que nos confias: o advento inacabado de um homem e mundo novos. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito. Ámen.
1 Pai nosso / 1 Ave Maria
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

 

25 anos Ordenação Sacerdotal

E assim celebramos os 25 anos da ordenação sacerdotal do Rev. Padre Feliciano Garcês


Graças Vos damos, Senhor,
pela mãe corajosa que pôs no mundo um menino que, sabiamente, chamou de Feliciano.
Graças Vos damos, Senhor,
pelo jovem em que o menino se tornou, pois ao ver um mundo de aparências falaciosas, respondeu vocacionando-se para mensageiro dos grandes mandamentos do Novo Testamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo”.
Graças Vos damos, Senhor,
pelos teus desígnios, pois deste-lhe a conhecer outras partes do mundo onde encontrou e conviveu com diversas alteridades.
Graças Vos damos, Senhor,
pela sua vinda para esta Paróquia onde o seu espírito forte e determinado não só aumentou os grupos de trabalho pastoral como reorganizou os já existentes.
Graças Vos damos, Senhor,
pelas homilias quando celebra, dado que a Palavra, às vezes de difícil entendimento, se torna acessível à comunidade, mostrando caminhos novos.
Graças Vos damos, Senhor,
pela comunidade poder festejar os 25 anos da sua ordenação, no local onde tudo principiou.

 

Partilha