Atividades Pastorais

A Acompanhando a evolução de todas as actividades em geral, também, a vida da paróquia vai desconfinando.

Alguns grupos voltaram a ter encontros presenciais, de modo particular, a catequese e os grupos de jovens.

No início do mês de maio, se as actuais condições permanecerem, teremos oportunidade de reiniciar outras e, de modo particular, celebrar o mês de Maio, com a oração do terço.

Assim, na Igreja Paroquial, mantemos a adoração ao Santíssimo antes da missa das 12h30m. A oração do terço será às 18h. Seria bom que cada dia um dos grupos pastorais estivesse presente, por exemplo grupos de catequese, grupos de jovens, leitores… Para isso estará na secretaria da paróquia uma lista onde se podem inscrever para orientar a oração do terço em cada dia. Estará, também, disponível uma meditação para cada mistério para ser lida durante a recitação do terço. Porém se algum grupo quiser usar outros textos pode fazê-lo.

 
 
Na Igreja dos Pastorinhos, em Francos, a oração do terço será às 21h, de segunda-feira a sexta-feira. No sábado e domingo será antes da missa.

Ao longo dos meses de maio e junho teremos as celebrações da primeira comunhão e profissão de fé. Serão sempre ao sábado às 11h. Decidimos assim para podermos ter mais segurança nas celebrações. Pede-se, de modo particular, aos pais das crianças que procurem mais informações junto dos catequistas de cada ano.

A pandemia continua, por isso é necessário o cuidado de todos. Há grupos que necessitam de mais gente, por exemplo, grupo do acolhimento.

Procuremos, todos, viver este tempo com fé, alegria e disponibilidade. Para que tudo isto aconteça é necessário empenho de tantos, procuremos ajudar e colaborar unidos como família cristã.

 
Pe Feliciano Garcês
 
Partilha

58ª Semana de Oração

NOTA DO PRESIDENTE DA CEVM SOBRE A 58ª SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES CONSAGRADAS

 A semana que se inicia no dia 18 de abril tem, para os cristãos, um sentido especial: somos convidados a intensificar a oração pelas vocações consagradas. Esta intenção já está presente na oração quotidiana de muitas pessoas e comunidades cristãs mas, durante estes dias, é toda a Igreja que se une na mesma prece ao Senhor da messe para que envie mais trabalhadores para a sua messe.

O ponto culminante desta semana é a celebração do 4º domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor. Esta feliz coincidência evidencia que, na oração, nos dirigimos a Deus por Cristo e com Cristo, o pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas, aquele que ressuscitou dos mortos e pelo Espírito continua a conduzir o seu povo, chamando alguns para exercerem o ministério pastoral em seu nome. Desta forma significamos o valor e a especificidade da vocação consagrada e a sua importância para a missão da Igreja, aquela que lhe foi outorgada por Jesus Ressuscitado.

Na tradição cristã a oração está sempre aberta à contemplação e à reflexão. Contemplando a Cristo no seu mistério pascal, olhamos com preocupação e com esperança a realidade atual em que é patente, por um lado, a carência de vocações consagradas mas em que, por outro, vão surgindo pequenos sinais de novidade. Quanto à reflexão, ela pode ser estimulada e enriquecida pela mensagem do Papa Francisco, intitulada: «São José: o sonho da vocação». Como o título indica, o Santo Padre propõe-nos a figura de São José como aquele que «vem em nossa ajuda com a sua mansidão» e que pode «com o seu forte testemunho, guiar-nos no caminho». A partir da vida de São José, relatada no evangelho, o Papa Francisco sugere-nos três palavras-chave para a vocação de cada um: sonho, serviço e fidelidade.

A realização desta semana devia servir também para despertar a consciência de todos para a problemática da vocação, dado que, por vezes fica a impressão de que é um tema esquecido ou secundarizado. Precisamos de incrementar uma verdadeira cultura vocacional que ajude os cristãos, a começar pelos mais jovens, a olhar a vida numa outra perspetiva, a da vocação. A esta luz, as várias escolhas que se fazem na vida não se reduzem a meras escolhas pragmáticas, nem podem esquecer que tudo constitui uma vocação. «Trata-se, em suma, de reconhecer para que fui criado, qual o sentido da minha passagem por esta terra, qual o projeto do Senhor para a minha vida» (CV, 256).

Nestes dias, é igualmente oportuno e necessário revalorizar a vocação consagrada, apresentada, no conjunto das outras vocações, com a sua especificidade e a sua riqueza própria. De facto, «no discernimento de uma vocação não se deve descartar a possibilidade da consagração a Deus no sacerdócio, na vida religiosa ou noutras formas de consagração» (CV, 276). Estamos certos que o Senhor continua a chamar e sabemos também que esse chamamento é atraente e fascinante. Importa, por isso, tudo fazer no sentido de criar as condições exteriores e interiores para que o

chamamento divino seja escutado e o processo de discernimento seja bem acompanhado de forma a desembocar em decisões livres, corajosas e sempre sustentadas no amor e na fidelidade de Deus.

Nesta ocasião, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) manifesta o seu reconhecimento a todos aqueles e aquelas que, nas dioceses, congregações religiosas e outras instâncias eclesiais, se têm empenhado de forma dedicada na obra das vocações. Agradece ainda a todas as pessoas que colaboraram na elaboração dos materiais de apoio para esta semana.

São José, guardião das vocações, nos acompanhe com coração de Pai.
Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, nos conduza, nos proteja e abençoe.
 
Vila Real, 9 de abril de 2021
+António Augusto de Oliveira Azevedo
Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios
 
Partilha

Santa Páscoa

Algumas mulheres foram ao sepulcro. Tristes e abatidas, caminhavam com a cabeça baixa, iam embalsamar o corpo de Jesus. Estão ainda desorientadas pelos acontecimentos dramáticos a que assistiram, tanto que somente durante o percurso se lembram da pedra que fecha a entrada do sepulcro.

Olhando para elas, podemo-nos ver a nós diante da morte:
- Vão ao cemitério: ao lugar onde a morte celebra o seu triunfo, e diante do seu enorme poder, nada mais podem fazer senão inclinar-se e chorar.

- Vão para tratar do cadáver, para embalsamar o corpo, mas não fazem mais que perpetuar os efeitos devastadores da morte.

- Sabem que o encontro com as pessoas queridas é irremediavelmente interrompido. O mundo dos vivos e dos mortos estão separados por uma enorme pedra que ninguém pode remover.
 
- Caminham na escuridão da noite. Tudo é desolação, tristeza e desconforto.

Eis que surge um raio de luz: ao nascer do sol, chegam ao túmulo. Para S. Marcos é o sinal que antecipa o sepulcro vazio. A noite terminou, a pedra foi desviada, mesmo que fosse muito grande, o túmulo está aberto. Aquilo que ninguém era capaz de fazer, foi feito por Deus: anulou para sempre o poder da morte.

O jovem sentado à direita, vestido com uma veste branca, representa a interpretação do céu. E o que as mulheres, e com elas todos nós, devemos entender à luz da fé: Jesus Nazareno, o Crucificado, ressuscitou, não está aqui. E inútil procurá-lo no túmulo.

Ele é identificado como o Crucificado, e será sempre o Crucificado, porque a sua morte é a manifestação clara daquilo que foi toda a sua vida: um dom.

Onde é que Ele agora nos marca encontro? Qual será o lugar onde o poderemos encontrar?

Não é no lugar da morte que nós podemos encontrar o Senhor ressuscitado, mas no encontro comunitário.

Quando, no dia do Senhor, a comunidade dos discípulos se reúne para escutar a Palavra e partir o pão, ali o Ressuscitado está presente no meio dos irmãos, ali pode ser escutado e visto, com os olhos da fé.

Unidos como família cristã
Pe. Feliciano Garcês
 
Partilha

Noite, Dia e Tempo de Páscoa - Ressuscitar

Na Vigília Pascal e no dia de Páscoa escutamos o anúncio da Ressurreição, a partir dos relatos das aparições do Ressuscitado. Fixemo-nos sobretudo na Vigília Pascal. Reforcemos a importância e culminância da Vigília Pascal e a sua ligação com os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Ler mais >>

Partilha

Semana Santa - Páscoa

CELEBRAÇÕES NA PARÓQUIA
TRANSMISSÃO DIRECTA NA PÁGINA DO FACEBOOK DA PARÓQUIA

  • 4 de abril: Sábado
    Celebração da missa: “missa em tempo de pandemia”, às 19h.
  • 5 de abril: Domingo de Ramos
    Celebração da Bênção dos Ramos, às 19h.
  • 9 de abril: Quinta-Feira Santa
    Missa da Ceia do Senhor, às 19h.
    Adoração do Santíssimo: até às 21h.
  • 10 de abril: Sexta-feira Santa
    Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.
    Via-Sacra, às 21h.
  • 11 de abril: Sábado Santo
    Celebração da Vigília Pascal, às 21h 30m.
  • 12 de abril: Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor
    Missa da Ressurreição, às 19h.

Unidos como verdadeiros discípulos do Senhor
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

Semana Santa – REinar

No Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, Cristo é aclamado, na Sua entrada triunfal em Jerusalém, como Rei e Redentor. Porém, é no dom de Si mesmo na Cruz que a sua realeza se afirma e que se realiza a nossa redenção..

Ler mais >>

Partilha

Via Lucis – 1º ano de catequese

Terá lugar na próxima sexta-feira, dia 27, às 21h30m, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boavista, uma Via Lucis dirigida ao 1º ano de catequese.

O Caminho da Luz ou Via Lucis é uma devoção na qual se percorrem catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição ao Pentecostes, seguindo a Sagrada Escritura.

A devoção ao Caminho da Luz  (Via Lucis) recomenda-se no Tempo Pascal intimamente vinculado a Cristo ressuscitado.

Toda a Comunidade paroquial está convidada a participar.

Partilha

Semana de Oração pelas Vocações 2018

A Semana de Oração pelas Vocações 2018 tem como tema "Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor", é de âmbito mundial, e realiza-se de 15 e 22 de abril.

O Papa na sua mensagem explica que "escuta, discernimento e vida" "servem de moldura também ao início da missão de Jesus".

"Passados os quarenta dias de oração e luta no deserto, visita a sua sinagoga de Nazaré e, aqui, põe-Se à escuta da Palavra, discerne o conteúdo da missão que o Pai Lhe confia e anuncia que veio realizá-la "hoje" (cf. Lc 4, 16-21)", exemplificou Francisco.

Ler mais >>
Pagela de oração pelas vocações >>

Partilha

Entrada Solene de D. Manuel Linda, Bispo do Porto

No próximo domingo, dia 15 de abril, teremos a celebração da entrada solene de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, na Sé Catedral, às 16h. Rezemos a Deus, que o ilumine na condução desta parcela do povo de Deus.

Partilha

Celebrações Pascais

"Jesus ressuscitou verdadeiramente, aleluia. É esta a feliz notícia. Jesus não pára de surpreender os discípulos. Ao ressuscitar prova que a vida plena, a vida total, a transfiguração total da nossa realidade finita e das nossas capacidades limitadas, passa pelo amor que se dá até às últimas consequências. Garante-nos que a vida gasta a amar não é perdida nem fracassada, mas é o caminho para a vida plena, para a felicidade sem fim."


In Comunidade em Caminho n.º 18/2018


A todos aqueles que estiveram directamente envolvidos na vivência das celebrações pascais, muito obrigado.
À restante comunidade paroquial, que a alegria pascal destes dias se espelhe em todos os aspectos da vida.

Partilha

Ajude o Centro Social e Paroq. N. Sra. da Boavista

Ao preencher o seu IRS, no Quadro 11 do Modelo 3, Campo 1101, indique o nosso n.º de contribuinte 502 676 205.

Com um gesto simples e sem qualquer encargo para si, 0,5% do IRS destinado ao Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Boavista, estando assim a contribuir para o desenvolvimento e crescimento de todos os serviços que esta instituição desenvolve.

Muito obrigado!

Partilha

Concerto Pascal

Dia: 5 de Maio (sexta-feira)

Hora: 21h30

Local: Igreja de Nossa Senhora da Boavista

Grupo: Almagraham

Partilha

Celebrações Semana Santa

  • 8 Abr. Sábado de Ramos
    • Bênção de Ramos || Igreja Paroquial 16h00m || Igreja Pastorinhos 18h00m
  • 9 Abr. Domingo de Ramos
    • Bênção de Ramos || Igreja Paroquial 10h45m | 19h00
  • 10 Abr. Segunda-feira Dia da Reconciliação
    • Confissões Igreja Paroquial 21h30m
  • 13 Abr. Quinta-feira Missa Crismal
    • Sé Catedral 10h00m || Ceia do Senhor 19h00m || Adoração do Santíssimo 20h30m
  • 14 Abr. Sexta-feira Paixão do Senhor
    • Igreja Paroquial 15h00m || Confissões Igreja Pastorinhos 17h30m || Via-Sacra Igreja Pastorinhos 21h30m
  • 15 Abr. Sábado Solene Vigília Pascal
    • Igreja Paroquial 21h30m
  • 16.Abr. Domingo Celebração da Páscoa
    • Missas dentro do horário habitual

 

Partilha

Entre mulheres

Queremos convidar-te para uma conversa 'Entre Mulheres', mas sobretudo sobre a Mulher! Pois 'para compreender uma mulher é preciso primeiro sonhá-la' (Papa Francisco).

Nesta conversa termos connosco Carla Ávila, Carmo Themudo e Joana Inverneiro, que nos ajudarão a sonhar a Mulher.

Este encontro vai ter lugar na próxima quarta-feira dia 5, às 21h30m no Centro Dehoniano.

Acede aqui ao evento (https://www.facebook.com/events/1496087307121664/)

Partilha

Peregrinação a Fátima

Sob o lema CHAMADOS A SER MISERICORDIOSOS no fim-de-semana de 4 e 5 de junho teremos, mais uma vez, a nossa peregrinação a Fátima.

Existem dois itinerários possíveis:

PEREGRINAÇÃO 4 e 5 DE JUNHO
Primeiro Itinerário (2 dias)

Dia 4

• 8h30, Saída da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista

• 10h30m, Caminhada em direção a Fátima

• Almoço partilhado

• 15h, Via-sacra, seguida da celebração da Eucaristia na Capela de Santo Estêvão (Calvário Húngaro), às 16h.

• Estadia e dormida no Centro Pastoral Paulo VI

• Participação na procissão das velas, terço e missa (Celebrações do Santuário)

 

Dia 5

• Participação nas atividades da Peregrinação Dehoniana Nacional a Fátima.

• 11h, Celebração da Eucaristia no Santuário

• 17h30m, Regresso

 

PEREGRINAÇÃO 5 DE JUNHO
Segundo Itinerário (apenas 1 dia)

7h30m: Saída da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista

10h15: Terço na Capelinha das Aparições

11h: Celebração da Eucaristia no Santuário

14h30m: Participação nas atividades da Peregrinação Dehoniana Nacional a Fátima no Centro Pastoral Paulo VI

17h: Procissão do Santíssimo Sacramento

19h: Regresso

Faça aqui o download do cartaz da peregrinação a Fátima

Inscrições na Secretaria Paroquial até dia 28 de maio

Partilha

FESTA DO COMPROMISSO (9º ano)

Vai ter lugar no próximo sábado, dia 21 de abril, na Igreja Paroquial, na Eucaristia das 19h00m a celebração da FESTA DO COMPROMISSO para os jovens que frequentam o 9º ano.

“Os discípulos de Jesus não são depositários de uma doutrina ou de uma ideologia, ou os observantes de leis, ou os fiéis cumpridores de ritos; mas são aqueles que, pelo amor que partilham, vão ser sinal vivo do Deus que ama. Pelo amor, eles serão no mundo sinal do Pai.”

In Comunidade em Caminho, Ano XXXIII, n.º 22

Partilha

Mais uma Noite Jovem

Mais uma Noite Jovem para o melhor convívio!

Desta vez, vamos fazer uma edição de Jogos de Salão!

Campeonatos de PLAYSTATION, MATRECOS, entre muitos outros esperam a tua colaboração e competitividade!

TRAZ MOEDAS NO BOLSO PARA PODERES JOGAR*!

Não vais querer perder pois não?

Faz aqui o download do cartaz da atividade

*O dinheiro angariado nos preços dos jogos revertem para os jovens que vão às JMJ.

Partilha

Mês de Maio

O mês de Maio é o mês por excelência de Maria, Mãe da Igreja. A recitação do terço é a oração que lhe é dedicada. Na nossa paróquia de Nossa Senhora da Boavista a recitação do terço será segundo o seguinte esquema:

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boavista:

  • recitação do terço de segunda a sexta-feira às 12h00m

Igreja dos Pastorinhos (Francos)

  • recitação do terço de segunda a sexta-feira às 20h30m
  • durante o fim-de-semana, 30 minutos antes das missas
Partilha

Dia da Mãe

Celebramos no dia 6 de maio, primeiro domingo do mês dedicado a Maria, o dia da Mãe.

No dia da Mãe, 6 de maio, teremos a nossa habitual Venda de Bolos depois das missas.

Rezemos por todas as mães para que sejam sempre o regaço e baluarte seguro dos seus filhos!

Partilha

Colégio de Nossa Senhora do Rosário

Vai ter lugar no próximo dia 29 de abril, às 21:30h, na nossa igreja paroquial, um concerto de Páscoa pelo Colégio de Nossa Senhora do Rosário. O Concerto de Páscoa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário é um evento musical promovido anualmente e tem por finalidade proporcionar à comunidade um momento musical com qualidade, no contexto da vivência das Festas Pascais.

Neste concerto, dedicado à música sacra, intervirão os seguintes grupos musicais do Colégio do Rosário:

  • Coro de Alunos
  • Orquestra de Cordas
  • CCR, Coro do Colégio do Rosário
  • RCC, Rosário Coro de Câmara
  • Orquestra Sine Nomine
  • Quarteto de Solistas: Alexandra Costa (Soprano), Alexandra Simões (Contralto), João Terleira (Tenor) e João Reis (Baixo)
  • Direcção de Pedro Teixeira.

O momento alto deste concerto será a apresentação do REQUIEM DE MOZART.

Partilha

FESTA DA VIDA: Grupos de Jovens (8º ano)

"Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos" é, por isso, celebramos a Festa da Vida.
Amor e vida são duas palavras que se completam e que têm um significado ainda mais profundo quando explicadas e vividas segundo o exemplo de Cristo! Ele deu a Sua vida na Cruz por amor a cada um de nós.
A celebração da FESTA DA VIDA (8º ano) terá lugar no próximo sábado dia 14 de abril, na Igreja Paroquial, na Eucaristia das 19h00m.

Partilha

SER Dia J

Vai ter lugar no próximo dia 23 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar o dia SER Dia J.

Juntos, com os vossos Animadores e Delegados, Responsáveis de Grupos Paroquiais e dos Movimentos e (uma vez mais) também com o Corpo Nacional de Escutas, vamo-nos ajudar mutuamente a Crescer e a transformar este nosso Mundo, procurando sempre SER mais.

Quando?
Dia 23 de Abril, esperamos por todos Vós nesta grande caminhada de SER - Dia J.

Onde?
Gondomar (Pavilhão Multiusos)

O quê?
09H00 – Check-In
10H00 – Eucaristia
11H30 – Abertura Geral
12H00 – Almoço
13H00 – Atividades por secção
18H00 – Encerramento

Dúvidas?
Enviar mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ infos:
http://www.sdpjporto.pt/2016/03/dia-diocesano-da-juventude-dia-j-dia-de.html

Ficamos à vossa espera para fazermos deste Dia Diocesano da Juventude / São Jorge um dia memorávell.
A Equipa SDPJ Porto
A Equipa Regional do CNE Porto

Partilha

Dia Diocesano da Família

Vai ter lugar no próximo dia 24 de abril, no Palácio de Cristal o 15º DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, este ano antecipado em virtude da presença da Imagem Peregrina na Diocese, para homenagearmos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial.

O dia está organizado segundo o seguinte esquema:

  • Das 14h00m às 15h30m: Acolhimento e acomodação dos jubilados –
  • Das 15h30m às 16h00m: Preparação da Eucaristia
  • Às 16h00m: Eucaristia

Com os jubilados venham os filhos e os netos – é o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA - dar graças ao Senhor e confiar à Virgem de Fátima, Rainha das famílias, a família diocesana.

Partilha

Momento de Oração Jovem

No próximo dia 13 de abril, quarta-feira, pelas 21h30m, teremos na nossa paróquia mais um Momento de Oração Jovem (MOJ).

Nesta ocasião especial de oração, estarão presentes membros de outras Igrejas Cristãs a convite do Grupo Ecuménico das Vigararias da cidade do Porto.

Apareçam!

Partilha

Semana de Oração pelas Vocações

O 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações será celebrado a 17 de Abril de 2016 (IV Domingo da Páscoa). Eis aqui a mensagem do Papa Francisco para esse dia:

Leia aqui a Mensagem do Santo Padre para a Semana de Oração pelas Vocações 2016

 

Oração para a 53ª Semana de Oração pelas Vocações

Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por cada comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus.

Partilha

Festa das Bem-Aventuranças (7º vol.)

Vai ter lugar no próximo sábado, dia 7 de abril, na eucaristia das 19h00m a Festa das Bem-Aventuranças, para os jovens que frequentam o 7º ano nos Grupos de Jovens.

Que os Adolescentes descubram que o nosso Deus quer que todos os homens sejam felizes. Que nas Bem-aventuranças encontrem um caminho para a sua realização pessoal, como homens e como cristãos. Uma “proposta de Felicidade” que lhes é oferecida por Jesus.

Partilha

Catequese: Festa do Credo (5º volume)

A Fé é uma relação de vida e de amor, é um caminhar progressivo, por vezes com altos e baixos, com momentos de certeza e momentos de dúvida, mas deve ser uma caminhada ascendente. Para isso a nossa fé precisa de ser alimentada. O alimento é a Palavra de Deus, escutada, vivida e celebrada em comunidade. Na história do Povo de Deus e da Igreja encontramos uma multidão incontável de crentes que nos desafia, que nos “ensina” a caminhar com Jesus Cristo e para Ele. Também nós somos chamados a percorrer o caminho da Fé, somos Chamados a proclamar sempre de novo: "Eu creio, Senhor''.

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DO CREDO
Sábado, dia 26 de maio das 10h00m às 15h00m com almoço partilhado.

CELEBRAÇÃO DA FESTA DO CREDO
Domingo, dia 10 de junho na eucaristia das 10h30m celebraremos a Festa do Credo do 5º volume de catequese.

Pedimos a todas as crianças e pais que estejam um pouco mais cedo para prepararmos mais tranquilamente a celebração.

Partilha

Visita da Imagem Peregrina à Diocese do Porto

"De maio de 2015 a maio de 2016, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva, que pretende assinalar o Centenário das Aparições.

Entendemos que esta celebração do Centenário é um “tempo favorável”, que o Senhor nos concede viver, para revitalizar a nossa vivência de fé, uma vez que não pretende assinalar simplesmente uma efeméride histórica, mas tornar-se veículo de evangelização e caminho para a conversão e para o encontro com Cristo, por meio de Maria.”

P. Carlos Cabecinhas

Neste contexto teremos de dia 10 de abril ao dia 1 de maio na nossa Diocese a visita da imagem peregrina.

Dia 28 de Abril

Visita da Imagem Peregrina à Universidade Católica Portuguesa (Pólo Foz) a partir das 10h00m.

 

Dia 30 de Abril

Visita da Imagem Peregrina à nossa vigararia (programa detalhado)

A IMAGEM PEREGRINA ESTARÁ TODO O DIA NA SÉ CATEDRAL DO PORTO

10h00 - Acolhimento e Terço Mariano – (Seminário Maior do Porto)

11h00 - Catequese sobre Mensagem de Fátima – adolescentes e crisma (Catedral)

13h00 - Catequese sobre Mensagem de Fátima – adultos (apresentação a cargo da nossa paróquia)

14h00 - Oração do Terço 16h00 - Catequese sobre Mensagem de Fátima – crianças

17h00 - Vésperas - Comum de Nossa Senhora

18h00 - Missa paroquial

19h00 - Concerto Espiritual Mariano

21h00 - Procissão de Velas da Sé Catedral à Paróquia da Sr.ª da Conceição (Marquês)

00h00 - Concerto Espiritual Mariano

1h30 - Preces e ladainhas Marianas

3h00 - Oração do Terço

4h30 - Ofício de Leitura

6h00 - Celebração Mariana

7h30 - Laudes

09h00 - Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. António Augusto (Início das celebrações dos 90 anos da Paróquia da Sr.ª da Conceição)

10h15 - Partida da Imagem da Virgem Peregrina, acompanhada pelos Bombeiros Voluntários do Porto, para a Avenida dos Aliados onde estará presente na Eucaristia de Bênção dos Finalistas da Universidade do Porto

:: Visite aqui o portal da Visita da Imagem Peregrina à Diocese do Porto

:: Faça aqui o download do itinerário e programação da Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Porto.

Partilha

Preparação da Festa do Credo

Vai ter lugar no próximo sábado, dia 9 de abril, das 10h00m às 15h00m a PREPARARAÇÃO DA FESTA DO CREDO (5º Volume de catequese). Será um momento importante de reflexão para pais e crianças. O dia foi preparado segundo o seguinte esquema:

  • Encontro de Preparação
  • Almoço partilhado
  • Reunião de Pais

Contamos com todas as crianças e respectivos pais para juntos celebrarmos a nossa Fé!

Para mais esclarecimentos não deixem de contactar o catequista do seu(sua) filho(a)!

Partilha

JMJ: Torneio de Futebol

O grupo de Universitários da Paróquia Nossa Senhora da Boavista, quer convidar-te a participares num Torneio de Futebol, a realizar-se no dia 9 de Abril, na Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo!

Este evento, tem como finalidade a angariação de ajudas, para conseguirmos ir às Jornadas Mundiais da Juventude 2016 – um encontro de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens, onde durante cerca de uma semana, são promovidos vários eventos da Igreja para e com os jovens, de maneira a conseguirmos celebrar e aprender sobre a fé católica, com a particularidade de nos podermos encontrar com o nosso Papa Francisco.

Características do torneio:

  • O torneio divide-se por dois escalões: Escalão 1 (7ºano ao 9ºano); Escalão 2 (10ºano aos Universitários)
  • As equipas são constituídas por 5 jogadores + suplentes (sem limite)
  • Preço por jogador: 3€, se o jogador quiser seguro tem um acréscimo.
  • Prémio: bilhetes para o Boavista FC

Se não tiveres uma equipa formada, NÃO DEIXES de te inscrever! Nós arranjamos-te a vencedora!

As inscrições estão abertas até ao dia 7 de Abril na secretaria paroquial ou através do correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar.

Faça aqui o download do cartaz do Torneio de Futebol.

Partilha