Dom António Braga condecorado nos Açores

No dia 16 de Maio, dia da Região Autónoma dos Açores, o senhor D. António Sousa Braga recebeu do Governo Regional a Insígnia Autonómica de Reconhecimento. Foi a distinção que o Governo resolveu atribuir a este nosso confrade, agora bispo emérito de Angra, pelos quase 20 anos de bispo daquela Diocese.

É certamente o merecido reconhecimento pelo muito e bom trabalho realizado, pela missão desempenhada com muita dedicação, sabedoria e espírito de serviço.

Ler mais..

 
Partilha

Pe. Zeferino nomeado Coordenador do sector da Formação na Congregação

Residente no Centro Dehoniano, na avenida da Boavista, o Pe. Zeferino Policarpo tem sido uma presença nesta comunidade paroquial. Demos graças ao Senhor pela nomeação e contemo-lo nas nossas orações para que continue a desempenhar um excelente trabalho

Na sessão de 4 de Maio de 2016, o Superior Geral nomeou o Pe. José Zeferino Policarpo Ferreira como "Coordenador do sector da Formação". O Pe. José Zeferino Policarpo Ferreira tomará posse no seu novo cargo a partir de 15 setembro de 2016.

Ler mais..

 
Partilha

Retorno às celebrações com fiéis

Hoje, voltamos a ter a possibilidade de participar nas celebrações da Paróquia. Para o reinício das celebrações comunitárias temos em conta as Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa publicadas a 8 de maio último.

Segundo essas mesmas orientações é fundamental respeitar a recomendação da não participação presencial nas celebrações dominicais se a pessoa pertencer a um grupo de risco. A higienização das mãos e o uso de máscara é absolutamente obrigatório nas celebrações. A máscara deve estar corretamente colocada cobrindo nariz e boca. Durante a celebração é obrigatório manter a distância de segurança recomendada de 2 metros entre cada pessoa, a não ser que coabitem. O gesto da paz continua suspenso e o ofertório deve ser feito à saída. Para comungar os fiéis devem respeitar na fila 2 metros de distância de segurança para com os demais, devendo baixar a máscara 2 pessoas antes de comungar. Ao receber a hóstia consagrada na mão deverá imediatamente levá-la à boca e voltar a colocar a máscara. Nas celebrações não devem ser distribuídas folhas ou desdobráveis e devem ser seguidas todas as indicações das equipas de acolhimento.

Para ajudar ao cumprimento destas orientações:

  1. Há equipas de acolhimento na Igreja. Serão compostas por 5 pessoas: 2 na entrada, com a tarefa de lembrar as normas para entrar na Igreja – máscara obrigatória, higienização das mãos com gel; 2 dentro da Igreja, para indicar os lugares a ocupar; e uma na saída, para não deixar entrar pela porta principal.  3 delas fazem o peditório à saída.
  2. A entrada será pela porta lateral e a saída pela porta principal. A Igreja estará aberta meia hora antes das celebrações. A missa das 13h, passará a ser celebrada às 13h15m.
  3. A ordem de ocupação dos lugares: desde o Coração de Jesus até à capela do Santíssimo. É obrigatório o distanciamento de 2 metros.
  4. Para a saída: inicia nos lugares próximos do Coração de Jesus.
  5. Para a comunhão, inicia-se pelos bancos da frente até trás. Teremos 3 pontos de distribuição, evitando que as pessoas se cruzem, e se tiver que acontecer, que haja uma distância de segurança.

Acima de tudo importa que todos tenhamos uma atitude responsável, com cuidado, mas sem dramatismos.

Juntos vamos fazer deste regresso uma festa, unidos como verdadeiros discípulos do Senhor.

Pe. Feliciano Garcês

Partilha

Procissão Nª Srª Fátima

No domingo, 31 de maio, pelas 20.30h, tem início na Praça do Marquês de Pombal uma procissão especial em tempo de pandemia.
Numa organização das vigararias da cidade do Porto e na impossibilidade de se realizar a habitual Procissão da Luz no final do mês de maio, o bispo do Porto percorrerá as ruas da cidade da Virgem com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Haverá seis paragens nas quais D. Manuel Linda rezará um mistério do Terço em cada uma. Na última paragem será o momento três avé marias finais e de uma oração pelos doentes e profissionais de saúde.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima irá num andor transportado por um veículo. Na frente a Polícia Municipal. Durante o percurso as pessoas poderão participar com velas nas janelas e varandas das residências. Poderão estar presentes em cada uma das paragens. Em todos estes momentos deverá ser respeitada a distância de segurança.
A oração tem início na Praça Marquês de Pombal. O veículo com a imagem da Senhora de Fátima, precedido pela Polícia Municipal, e o carro de som percorrerá essa Praça seguindo pela Rua Latino Coelho, Rua da Alegria, Rua Fernandes Tomás, Campo 24 de Agosto, Rua do Bonfim, Avenida 25 de Abril, Praça da Corujeira, Rua Camilo Pessanha.

A partir deste ponto serão estes os percursos, paragens e vias percorridas:
A primeira paragem será no cruzamento da Rua Camilo Pessanha com a Rua Cecília Meireles.
Depois prossegue: Rua do Falcão, Rua Emílio Biel, Rua Nossa Senhora do Calvário, Rua de São Roque da Lameira, Alameda de Cartes, Rua Conde Castelo Melhor, Rua Souto de Contumil, Rua do Giestal, Rua Fonte de Contumil, Rua de Contumil, Rua Prof. Bonfim Barreiros, Rua da Ajuda, Rua das Mercês, Rua Costa Cabral, Rua da Igreja da Areosa.

A segunda paragem será no cruzamento da Rua da Igreja da Areosa com a Rua Dr. Eduardo Santos Silva.
De seguida: Rua de Costa Cabral, Praça Marquês de Pombal, Rua da Constituição, Rua Pedro Hispano, Avenida da Boavista; Rua Azevedo Coutinho; Rua Fernando Pessoa; Rua Afonso Lopes Vieira.

A terceira paragem será na Rua Afonso Lopes Vieira. Diante da Igreja Paroquial.
Prossegue de seguida: Rua Eugénio de Castro; Rua Azevedo Coutinho, Avenida da Boavista, Avenida do Doutor Antunes Guimarães, Rua Dr. Vasco Valente, Rua Rocha Peixoto, Rua Professor Mota Pinto; Rua do Pinheiro Manso; Rua da Igreja de Ramalde, Rua Direita de Francos, Rua São João Bosco, Avenida do Bessa.

A quarta paragem será no cruzamento da Rua S. João de Brito com a Rua Prof. Mota Pinto e Avenida do Bessa.
Percurso seguinte: Rua São João de Brito, Avenida da Boavista, Avenida Marechal Gomes da Costa, Rua Afonso de Albuquerque, Rua Francisco Barreto, Rua João Rodrigues Cabrilho, Rua de Bartolomeu Velho, Rua 25 de Julho, Rua Dom João de Mascarenhas, Rua Diogo Botelho, Praça do Império, Rua de Diu, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua da Agra, Rua do Marechal Saldanha, Praça de Goa, Rua de Malaca, Avenida da Boavista, Praça Gonçalves Zarco, Avenida Montevideu, Avenida do Brasil, Rua Coronel Raúl Peres, Esplanada do Castelo.

A quinta paragem será na Esplanada do Castelo.
De seguida: Rua do Passeio Alegre, Rua de Sobreiras, Rua do Ouro, Alameda Basílio Teles, Rua da Restauração, Rua Professor Vicente José de Carvalho, Largo Abel Salazar.

A sexta e última paragem será no Largo Abel Salazar.
Aí decorrerá a parte final da oração do Terço junto ao Hospital de Santo António. D. Manuel Linda, bispo do Porto, rezará as três avé marias finais do Terço e uma oração pelos doentes e profissionais de saúde.

A terceira paragem é diante da nossa Igreja. Como nos é pedido podemos estar presentes com as regras de segurança. Podemos também acompanhar colocando velas nas varandas por onde passará o andor de Nossa Senhora.

Partilha

Cessação transmissão celebrações via Faceebook

Com o início das celebrações comunitárias neste sábado dia 30-05-2020, daremos por concluída a transmissão das celebrações via Facebook.
A última transmissão será esta sexta-feira dia 29-05-2020.

Os horários das celebrações serão:

Igreja Paroquial Nª Srª Boavista:

  • Segunda a Sexta às 12h30 e 19h00
  • Sábado às 16h00 e 19h00
  • Domingo às 10h45, 12h00, 13h15 e 19h00

Igreja dos Pastorinhos em Francos:

  • Sábado às 18h00
  • Domingo às 09h30

A Igreja será aberta meia hora antes do início das missas.
A entrada será pela porta lateral e a saída será pela principal.
É obrigatório o uso de máscara dentro da Igreja.

Estou certo que todos, unidos como verdadeiros discípulos do Senhor, vamos retomar a nossa vida comunitária com serenidade, tendo sempre como prioridade, a nossa protecção e a dos outros.
 

O Pároco
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

Procissão de velas da Cidade da Virgem

No dia 31 de maio, às 21h30, realizar-se-á uma procissão de velas com inicio na Igreja da Trindade, desce a Avenida dos Aliados e vira para a Rua Formosa, seguindo por Santa Catarina, Passos Manuel, Praça D. João I, Avenida dos Aliados até regressar à Trindade, onde se realizará a Bênção e despedida à Virgem, nas escadas da igreja. Este é um momento de devoção do povo em procissão a que preside o Bispo D. Manuel Linda. Todos os cristãos da cidade do Porto estão convidados.

Partilha

Peregrinação a Fátima

Como já vem sendo costume, decorrerá no primeiro fim-de-semana de junho a Peregrinação da Paróquia a Fátima. Será em duas modalidades:

  • 1 - 2 junho – Peregrinação/Retiro/Oração (2 dias)
  • 2 junho – Peregrinação (1 dia)

Na secretaria paroquial poderá saber pormenores em relação às duas modalidades. Para fazer a sua inscrição basta contactar a Secretaria Paroquial presencialmente ou através dos contactos seguintes:

tlf: 226002691 | email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Partilha

Corpo de Deus – 31 de maio

O Cabido da Sé Portucalense promove no próximo dia 31 de Maio, a tradicional Festividade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na cidade do Porto.

No dia da solenidade, a Missa Estacionai será presidida pelo Bispo do Porto na Igreja da Santíssima Trindade, pelas 11 horas, ficando em seguida o Santíssimo Sacramento em exposição solene para a adoração dos fiéis. Às 16h celebram-se Vésperas solenes seguindo-se, às 16h:30, a Procissão Eucarística em direcção ao Terreiro da Sé, onde será dada a Bênção do Santíssimo Sacramento. O percurso será o tradicional: saindo da Igreja da Santíssima Trindade pelas 16h:30, seguirá pela Praça Humberto Delgado, Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade, Praça Almeida Garrett e Avenida D. Afonso Henriques em direcção ao Terreiro da Sé.

Na nossa paróquia o horário das eucaristias será o de domingo:

Igreja dos Pastorinhos: 9h30m

Igreja Paroquial: 10h45m; 12h00m; 13h00m e 19h00m

Partilha

 

Procissão da Luz na Cidade da Virgem

No próximo sábado dia 26 de maio pelas 21.30h a cidade do Porto sai à rua para caminhar com Nossa Senhora.
É a Procissão da Luz que neste mês mariano reúne a Cidade da Virgem à volta da Mãe para encontrar Jesus. Como disse o Papa Francisco em maio do ano passado, no Centenário das Aparições em Fátima: “agarrados” a Maria para viver a “esperança que assenta em Jesus”.

No dia 13 de maio de 2017 o Papa Francisco afirmou aos milhares de peregrinos reunidos na Cova da Iria: “Temos Mãe”. E sublinhou que os pastorinhos foram envolvidos pelo “manto de Luz” que “irradiava de Nossa Senhora”. O Santo Padre afirmou ainda: “… Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da  Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, «mostrai-nos Jesus» – afirmou.

Numa organização das vigararias nascente e poente da cidade do Porto, esta procissão será presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Terá início na Igreja da Trindade e percorrerá as ruas Fernandes Tomás, Santa Catarina, Passos Manuel, Praça D. João I, Avenida dos Aliados, regressando à Trindade onde terá lugar a Bênção nas escadas da igreja.

Segundo nota enviada à VP “depois do centenário das Aparições de Fátima e da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, com o Papa Francisco em Fátima, o povo do Porto vai mostrar mais uma vez a sua devoção a Nossa Senhora, seguindo a imagem pelas ruas em florido andor”.

In www.diocese-porto.pt

Partilha

Dia Diocesano da Família – 27 de maio

Como já é tradição, vamos celebrar na Festividade da Santíssima Trindade o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, esta celebração terá lugar em GONDOMAR, no pavilhão Multiusos, no qual homenageamos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial.

O programa é o seguinte:

14.00 h - Acolhimento aos jubilados
15.00 h - Acomodação dos participantes e preparação da Eucaristia
15.30 h - Concelebração Eucarística

Tendo em vista uma indispensável preparação dos jubilados, sugerimos às Comunidades que:

  • Motivem os jubilados a participar na celebração, não inscrevendo ninguém sem a sua anuência e/ou apenas para receber diploma.
  • Realizem 3 reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no site do Secretariado (http://pastoralfamiliarporto.pt) ou outros, preferencialmente partindo da “Amoris Laetitia”.
  • Proporcionem aos casais jubilados acesso ao Sacramento da Reconciliação.

Fonte: www.diocese-porto.pt

Partilha

Semana da Vida 2018

Decorre de 13 a 20 de maio mais uma edição da Semana da Vida que este ano se dedicará ao tema da eutanásia. O tema oficial é: “Eutanásia… O que está em jogo?”. Divulgamos aqui a parte da notícia que a Agência Ecclesia publicou no seu portal:

“As propostas da Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) partem de um alerta do Papa Francisco, sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana”. “Voltamos à problemática da Eutanásia, que envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião da celebração, preparado pelo DNPF.

Os responsáveis pela iniciativa consideraram importante retomar o documento publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2016, ‘Eutanásia: o que está em jogo?

Ler mais >> 

Partilha

Festa do Encontro (11º ano)

Vai acontecer no próximo dia 26 de maio (sábado) a Festa do Encontro dos jovens que frequentam o 11º ano nos grupos de jovens da nossa paróquia.

“O cristão tem de estar atento à voz do Espírito, sensível aos apelos do Espírito, tem de procurar detectar os novos caminhos que o Espírito propõe, tem de estar na disposição de se deixar questionar e de refazer a sua vida, sempre que o Espírito lhe dá a entender que ela está a afastar-se do caminho de Jesus.

” In Comunidade em Caminho n.º 23

Partilha

Dia Diocesano de Família: Matrimónio um Caminho de Alegria

Como já é tradição, celebra-se na Festividade da Santíssima Trindade o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, no qual são homenageados os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial e que por isso receberão uma bênção personalizada do Senhor Bispo.

O programa é o seguinte:
14.00 h - Acolhimento aos jubilados
15.00 h - Acomodação dos participantes e preparação da Eucaristia
15.30 h - Concelebração Eucarística, presidida por D. António Francisco dos Santos

Esta celebração terá lugar em MATOSINHOS, no Centro de Desportos e Congressos, localizado na rua Nova do Estádio 244, 4460-381 SENHORA DA HORA (GPS 41.184755,-8.66695) e servido pelas estações do metro (linha A) "Pedro Hispano" e "Estádio do Mar".

Tendo em vista uma indispensável preparação dos jubilados, sugerimos às Comunidades que realizem 3 reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no site do Secretariado (http://pastoralfamiliarporto.pt) ou outros, preferencialmente partindo da “Amoris Laetitia”, e que proporcionem aos casais jubilados acesso ao Sacramento da Reconciliação.

As inscrições fazem-se através do preenchimento da ficha disponível em anexo e no site do Secretariado (pastoralfamiliarporto.pt) e devem ser enviadas aos Casais de Ligação às respetivas Vigararias por via eletrónica (e-mail), impreterivelmente até 27 de maio!

Partilha

Procissão da Luz na Cidade da Virgem

Vai ter lugar no próximo dia 31 de maio às 21h30m a Procissão da Luz na Cidade da Virgem que marca o encerramento do mês de maio, mês de Maria.

O percurso terá início na Igreja da Trindade e passará por Fernandes Tomás, Santa Catarina, Passos Manuel, Praça D. João I, Magalhães Lemos, Aliados e regressa à Trindade.

A procissão será presidida por D. António Francisco dos Santos.

Fica o convite feito a toda a comunidade paroquial.

Partilha

Semana da Vida: 14 a 21 de maio

Neste ano em que a Igreja de Portugal celebra o Centenário das Aparições, em Fátima, também a Semana da Vida estará naturalmente – bem – marcada por esta dimensão e rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada. Toda a vida e a vida toda. Vivemos, na sociedade portuguesa, algumas dificuldades e tensões, no que diz respeito à Vida: a questão do aborto e a questão da eutanásia, de maneira mais evidente, mas também muitas outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade.

Esta Semana da Vida quer ser – cada vez mais – um ‘tempo oportuno’ para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua concepção até ao momento da morte, neste mundo.

Download: Guião da Semana da Vida 2017

Partilha

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No próximo domingo, dia 7 celebramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Leia aqui a mensagem integral de Sua Santidade, o Papa Francisco, nesta efeméride:

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 54º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
(https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20161127_54-messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html)

“Gostaria de me deter na dimensão missionária da vocação cristã. Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho”

Rezemos todos pelas vocações!

Partilha

Peregrinações a Fátima 2018

Peregrinações organizadas pela paróquia:

2 de junho: Peregrinação da Paróquia a Fátima. Caminhada a pé +/- 15km. O alojamento é gratuito. O custo das viagens e alimentação, depende do nº de inscritos. Inscrições até dia 20 de maio na secretaria paroquial.

3 de junho: Peregrinação da Paróquia a Fátima de autocarro
Saída da Paróquia às 7h.
Inscrições na secretaria.

Partilha

Venda do Dia da Mãe

No próximo fim-de-semana, 6 e 7 de maio, teremos no nosso salão paroquial a tradicional Venda do Dia da Mãe.

O horário de funcionamento:
Sábado (dia 6) das 14h00m às 20h00m
Domingo (dia 7) das 11h00m às 14h30m

Apareçam!

Partilha

 

Mês do Sagrado Coração de Jesus

O mês de junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Nós, Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, nutrimos por este mês um carinho especial. E procuramos desde sempre refletir bem o carisma dehoniano, que procura instaurar o "Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade".

A Solenidade do Coração de Jesus celebra-se no dia 8 de junho.

Teremos, ao longo do mês de junho, pelas 12h00m, na Igreja Paroquial, alguns momentos de oração dedicados aos Sagrado Coração de Jesus.

Façamos deste mês, dias dedicados à oblação e ao amor paternal de Deus tão presente no lado trespassado de Cristo.

Partilha

Momentos da Festa da Eucaristia

Neste fim-de-semana de 19 e 20 de maio, celebramos a primeira comunhão das meninas e meninos do terceiro volume da catequese. A partir de agora podem ter uma participação “plena” na eucaristia. Que sintam sempre “fome” deste alimento que a todos nós alimenta.

Seguem abaixo o registo de alguns momentos. Obrigado a todos pela presença. Esta é apenas mais uma etapa no crescimento enquanto cristãos. O caminho não fica por aqui!

Partilha

Campos de Férias de Verão

Teremos, em julho próximo, os campos de férias da paróquia de Nossa Senhora da Boavista dirigidos aos jovens que frequentam os grupos e, se houver capacidade, abertos a todos aqueles que queiram tomar parte nesta aventura. Para além da componente lúdica e de lazer, os campos de férias da paróquia de Nossa Senhora da Boavista constituem um momento em que os jovens e adolescentes são convidados a um tempo de reflexão e encontro consigo próprios.

DATAS
:: de 2 a 8 de julho para os jovens do 6º, 7º e 8º anos.
:: de 9 a 12 de julho para os jovens do 9º, 10º, 11º, 12º anos e Universitários.

 

Partilha

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

O cabido da Sé Portucalense promove no dia 26 de maio, quinta-feira, solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a tradicional procissão eucarística na cidade do Porto, da igreja da Trindade até ao Terreiro da Sé, onde conclui com a bênção do Santíssimo. Convida as paróquias e comunidades cristãs a uma participação ativa.

A procissão do Corpo de Deus regressa assim este ano ao dia de quinta-feira, em que na tradição litúrgica foi celebrado ao longo dos séculos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida também por Corpo de Deus, numa expressão que traduz o sentido teológico da Eucaristia, aceite pela fé das comunidades cristãs.

O percurso deste ano será o que tem sido seguido nos últimos anos: A procissão sairá da igreja da Santíssima Trindade pela 16h30, seguindo pela Praça General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade, Praça Almeida Garrett, Avenida D. Afonso Henriques, seguindo pela Calçada de Vandoma para o Terreiro da Sé. Aqui será feita uma breve celebração, com alocução pelo Bispo do Porto e bênção do Santíssimo à cidade e à diocese.

O Cabido Portucalense convida todo o povo de Deus, “em todos os seus matizes”, seguindo os passos do Bispo, que as autoridades da cidade e da região portucalense costumam acompanhar, dado que são a emanação da sua população maioritariamente católica, desde os autarcas, os corpos universitários, as instituições sociais e culturais e outras forças vivas da sociedade.

Na nossa paróquia as eucaristias serão dentro do horário habitual de domingo.

Convidamos todos os paroquianos a participarem na procissão eucarística!

Partilha

Festa dos Valores (jovens do 12º ano)

Tem lugar no próximo dia 19 de maio (sábado) a Festa dos Valores para os jovens que frequentam o 12º ano nos grupos de jovens da nossa paróquia.

A comunidade cristã só existe de forma consistente, se está centrada em Jesus. Jesus é a sua identidade e a sua razão de ser. É n’Ele que superamos os nossos medos, as nossas incertezas, as nossas limitações, para partirmos à aventura de testemunhar a vida nova do Homem

Novo. Alegremo-nos e façamos festa!

Partilha

Concerto pelo 43º Aniversário da Paróquia de N.S. da Boavista

Terá lugar no próximo dia 28 de maio, pelas 21h30m, na Igreja Paroquial, um concerto comemorativo do 43º aniversário da paróquia de Nossa Senhora da Boavista. Será um bonito acontecimento musical apresentado pelo Coro Gregoriano do Porto e pelo grupo coral Cantate Domino, seguido de um momento confraternização.

Contamos com a presença de todos os paroquianos!

Partilha

Festa da Eucaristia: 3º ano de catequese

Aproximamo-nos a passos largos da celebração da Festa da Eucaristia (Primeira Comunhão). Uma etapa muito importante para todas as crianças que frequentam o 3º ano de catequese na nossa paróquia.

Vão receber o Sacramento da Eucaristia!

A preparação para esse dia tão importante decorre no dia 12 de maio, próximo sábado, das 10h00m às 13h00m. Será o tempo para as crianças e pais que ainda não se confessaram poderem fazê-lo.

A celebração da Festa da Eucaristia irá decorrer nos dias 19 e 20 de maio.
No dia 19, às 16h00, a celebração será para as crianças que frequentam a catequese à terça-feira e ao sábado.
No dia 20, às 10h00, a celebração será para as crianças que frequentam a catequese à segunda e quarta-feira.

Pedimos a todos que estejam presentes!
 
ENSAIOS
No dia 17 de maio teremos o ensaio para as crianças que vão celebrar a festa no sábado às 16h (aqueles que frequentam a catequese à terça-feira e ao sábado)

No dia 18 de maio teremos o ensaio para as crianças que vão celebrar a festa no domingo às 10h (aqueles que frequentam a catequese à segunda e quarta-feira)

Nestes dias teremos um breve ensaio dos cânticos para que pais e crianças possam participar mais activamente na celebração. Posteriormente, seguiremos em procissão até à Igreja para organização e distribuição de lugares.

Pedimos a todos que estejam presentes nestes importantes dias de preparação para o grande dia!

Partilha

Semana da Vida

Entramos no próximo dia 15 de maio até dia 22, na Semana da Vida, este ano subjugada ao tema: cuidar da vida – a terra é a nossa casa.

O propósito desta semana é o de «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).

Rezemos todos pelo valor sagrado da vida!

Partilha

Festa do Envio (10º ano): Grupos de jovens

Celebramos no próximo dia 28 de abril, sábado, na missa das 19h00m, a Festa do Envio dos jovens que frequentam o 10º ano.

Como Cristo enviou os seus Apóstolos a irem por todo o mundo a anunciar a Boa Nova. Os jovens também são enviados para o mundo, a fim de o transformar a partir de dentro, como fermento que leveda a massa. São enviados para continuar o esforço de tantos cristãos que, no passado, que se empenharam no crescimento do Reino Deus.

Partilha